Ingrid Conceição Dantas Guerra

Categoria: Gastronomia (Produtos e serviços gastronômicos de entrega doméstica);
Artista: Ingrid Conceição Dantas Guerra
Problema: O distanciamento social imposto ao país em virtude da COVID-19, impediu as diferentes atividades comerciais incluindo as feiras-livres. Na Central de Comercialização da Agricultura Familiar - CECAF, que realiza feiras semanais com a presença de 130 agricultores de 22 municípios paraibanos as atividades também foram paralisadas. Algumas medidas para contornar a dificuldade de escoar a produção que garante o sustento dessas famílias por meio de pedidos pelo whatsapp. O distanciamento perdurou no mês de junho, mês este que garante incremento financeiro à produção familiar em decorrência da comercialização do milho e das comidas típicas elaboradas com o milho. Em 2020, o bom volume de chuvas garantiu uma boa produção especialmente no sertão e o milho, que foi plantado antes da pandemia, estava pronto a ser colhido mas as feiras permaneciam fechadas. Face o exposto a equipe do Laboratório de Cozinha Experimental junto à direção da CECAF precisava buscar soluções para que o milho plantado antes da pandemia pudesse ser escoado minimizando os prejuízos e garantindo a segurança alimentar dos agricultores familiares da CECAF.
Solução: Escoar o milho e as comidas típicas demandava soluções a serem resolvidas: o espaço para entrega, agendamentos e horários para retirada, formas seguras de pagamento, organização dos pedidos etc, uma equipe do Laboratório de Cozinha Experimental – LABCOZE,/UFPB juntamente à diretora da CECAF se reuniram e planejaram a ação que foi denominada “Drive-thru da CECAF”. Nesta ação as famílias seriam estimuladas a manter os festejos juninos em suas casas, sem aglomeração mesmo na pandemia valorizando a cultura local. Por meio de um formulário eletrônico com os itens e dados para pagamento os clientes poderiam fazer seus pedidos e retirar os pedidos na CECAF em dias agendados. Enquanto o formulário era divulgado para pedidos o LABCOZE montou vídeos com trilhas sonoras juninas ensinando receitas com milho para estimular os pedidos. As receitas resultaram em um e-book digital. A ação resultou em mais de 400 itens de comidas típicas comercializadas e 1 tonelada de milho (20 mãos de milho), contribuindo com a redução do impacto econômico da pandemia.
Para votar, escolha apenas uma alternativa em cada critério.

Criatividade e Inovação

Valores Locais

Relevância Econômica